Anderson's blog

Javascript - Estrutura Léxica

Introdução

Estrutura léxica nada mais é que um conjunto de regras que definem a forma de escrever programas em uma determinada linguagem.

É a sintaxe de nível mais baixo da linguagem, definindo como escrever variáveis, definir comentários e como uma instrução de um programa é separada da seguinte.

Entender a estrutura léxica do Javascript garante que você esteja no jogo sabendo todas as regras dele.

Diferenciação de maiúsculas e minúsculas

Palavras, nomes de variáveis, funções e outros identificadores devem sempre ser digitados com a composição compatível da linguagem. Uma variável casa é diferente de Casa, caSa ou CASA.

Comentários

Dois estilos de comentários são aceitos pelo Javascript. O primeiro é // e qualquer texto, na mesma linha, definido após // será tratado como um comentário. Qualquer texto entre os caracteres /* */ também será tratado como comentário.

Pontos e virgulas opcionais

Em Javascript você, normalmente, pode omitir o ponto e vírgula entre duas instruções, caso essas instruções sejam escritas em linhas separadas.

Palavras reservadas

Algumas palavras, assim como as demais linguagens, não podem ser utilizadas para definição de nomes de variáveis, funções ou qualquer outro tipo de definição feita dentro do programa.

Palavras como break, case, false, else, let, private, protected, entre outras, são palavras chaves da própria linguagem.